Publicador de Conteúdos e Mídias

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA CFP Nº 2/2021

Brasão do Brasil

Diário Oficial da União

Publicado em: 18/10/2021 | Edição: 196 | Seção: 3 | Página: 163

Órgão: Entidades de Fiscalização do Exercício das Profissões Liberais/Conselho Federal de Psicologia

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA CFP Nº 2/2021

EDIÇÃO ESPECIAL DA REVISTA PSICOLOGIA, CIÊNCIA E PROFISSÃO "60 ANOS DA PSICOLOGIA"

O CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, autarquia federal, que por delegação do poder público exerce o serviço de fiscalização da profissão de psicóloga(o)(e), instituído pela Lei nº 5.766, de 20 de dezembro de 1971, com sede à SAF Sul, Quadra 02, Bl. B - Edifício Via Office, Térreo, Sala 104, Brasília, Distrito Federal, inscrito no Ministério da Fazenda com o CNPJ Nº 00.393.272/0001-07, neste ato representado por sua Conselheira-Presidente Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega, brasileira, casada, psicóloga, portadora da Carteira de Identidade n.° 0852217404, expedida pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia, e inscrita no Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda sob o n.° 008.071.054-90, torna público, edital para seleção de artigos para publicação na edição especial da Revista Psicologia: Ciência e Profissão - "60 anos da Psicologia", com base em Regulamento próprio, anexo e integrante deste Edital, de acordo com o processo administrativo nº 576600006.000010/2021-07, nos termos da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e suas alterações, constantes na Lei nº 8.883, de 8 de junho de 1994, e demais disposições estabelecidas no presente Edital, torna pública a Chamada referente à seleção de artigos científicos para Edição Especial da Revista Psicologia, Ciência e Profissão, que terá o tema 60 ANOS DA PSICOLOGIA.

Os artigos deverão ser enviados exclusivamente para o endereço eletrônico numeroespecial@cfp.org.br, no período de 06/12/2021 a 31/01/2022. Não serão aceitas inscrições submetidas por correio convencional ou pela plataforma da SciELO.

DO OBJETO

O presente Edital tem por objeto tornar pública a chamada de artigos científicos para Edição Especial da Revista Psicologia, Ciência e Profissão, que terá o tema 60 ANOS DA PSICOLOGIA, e regulamentar a seleção de artigos que comporão a referida edição especial que será lançada em comemoração aos 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil.

A edição especial "60 anos da Psicologia", pretende evidenciar a trajetória dos 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil articulando-a com o futuro da Psicologia.

DO TEMA

Há seis décadas podemos acompanhar os avanços enquanto ciência e profissão nas suas diferentes áreas de atuação em todos os setores da sociedade. Cada vez mais, a psicologia brasileira conquista espaços nos campos da saúde mental e da avaliação psicológica, implicando-se cada vez mais no campo dos direitos humanos e na garantia de direitos sociais nos espaços das políticas públicas, especialmente, da saúde, assistência social, mobilidade humana, educação e segurança.

Este número especial, aprovado pelo XVIII Plenário do Conselho Federal de Psicologia (CFP), discutirá as práticas e saberes da Psicologia, articulando estes campos em uma análise das experiências com as perspectivas futuras da profissão no Brasil, buscando evidenciar, a partir da trajetória de 60 anos, como foram produzidas as práticas psicológicas para o enfrentamento dos desafios atuais e futuros da sociedade.

Serão publicados artigos de profissionais e pesquisadoras(es) da área, com ênfase em propostas de análise crítica dessa trajetória relacionando aspectos dessa dimensão histórica que problematizem o percurso de surgimento, a consolidação de práticas, as experiências para o contemporâneo e o futuro do fazer da Psicologia.

DA HABILITAÇÃO

Poderão concorrer ao edital, profissionais e pesquisadoras(es) da área de Psicologia.

É vedada a participação de Conselheiras(os) e Funcionárias(os) dos Conselhos Regionais ou do Conselho Federal de Psicologia, membros de comissões de representações, bem como da Comissão de Editores Associados da Revista Psicologia: Ciência e Profissão.

DOS ARTIGOS

Os artigos deverão ser inéditos e atender a uma das seguintes categorias:

I. Estudo teórico - Exige-se que a pesquisa teórica, nos diferentes campos do conhecimento, contribua para o aprofundamento de um tema ou conceito e apresente um debate teórico culminando em apontamentos que sugiram uma perspectiva crítica e inovadora no campo da psicologia e suas interfaces. Deve ter entre 15 e 20 laudas, não considerando resumos e referências;

II. Relato de pesquisa - investigações inéditas, de relevância científica, construídas a partir de materiais empíricos. É necessário explicitar os fundamentos teórico-metodológicos, as análises e as discussões decorrentes da pesquisa. Deve ter entre 15 e 20 laudas, não considerando resumos e referências;

III. Relato de experiência - relatos de experiência relacionados à intervenção profissional, que tragam contribuições para as práticas em Psicologia. Deve ter entre 15 e 20 laudas, não considerando resumos e referências.

No que diz respeito ao estilo de apresentação do texto e aos aspectos éticos inerentes à realização de um trabalho científico, todas as submissões devem seguir as Normas de Publicação da APA: American Psychological Association. (2010). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington, DC: Author.

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

Os trabalhos devem ser elaborados de acordo com as Normas da Revista Psicologia: Ciência e Profissão, disponíveis em: https://www.scielo.br/journal/pcp/about/#about.

Não será permitido o envio de materiais complementares que não estejam incluídos no corpo do texto.

O artigo deve ser inédito e não deve ter sido publicado/enviado para outras revistas e/ou sites (inclusive para os que permitam irrestrito acesso), o que poderá ocorrer somente após a data da publicação da EDIÇÃO ESPECIAL DA REVISTA PSICOLOGIA, CIÊNCIA E PROFISSÃO. Inclui-se na vedação a divulgação em plataformas de disseminação de pesquisas acadêmicas, com o intuito de manutenção do ineditismo do artigo. Assim, a contribuição deve ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista.

DAS INSCRIÇÕES

Os trabalhos deverão ser enviados exclusivamente para o endereço eletrônico numeroespecial@cfp.org.br, no período de 06/12/2021 a 31/01/2022. Não serão aceitas inscrições submetidas por correio convencional ou pela plataforma da SciELO.

Somente serão homologadas as inscrições dos trabalhos que respeitarem as seguintes condições:

Estar em consonância com o exposto nas cláusulas 3 e 4 do presente Edital;

Ser recebido dentro do horário limite para submissão das propostas ao CFP que será até às 23h59 (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos), horário de Brasília, do dia 31 de janeiro de 2022. Propostas submetidas após este horário não serão aceitas. Recomenda-se o envio das propostas com antecedência, uma vez que o CFP não se responsabilizará por aquelas não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos e de congestionamentos.

DA ANÁLISE DOS ARTIGOS

A análise e seleção dos artigos será realizada pelos Editores Associados da Revista Psicologia: Ciência e Profissão.

Caberá à Comissão decidir o número de artigos a ser selecionados, reduzindo, inclusive, a zero, caso os trabalhos não atendam aos critérios estabelecidos neste Regulamento.

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

Os autores que tiverem artigos selecionados receberam notificação, por e-mail, para enviarem os respectivos artigos para a plataforma da Revista Psicologia: Ciência e Profissão na SciELO, acompanhados de folha de rosto e carta ao editor.

Os artigos contemplados terão seus originais publicados na edição especial da Revista Psicologia: Ciência e Profissão - "60 anos da Psicologia", prevista para o mês de agosto do ano de 2022, na plataforma da SciELO.

DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

As despesas necessárias para a realização deste edital serão custeadas pelo CFP e constam do elemento de despesa "15.02.01 - Revista Psicologia Ciência e Profissão", definidas para o exercício do ano de 2022.

DOS DIREITOS AUTORAIS

Os(as) autores(as) e o Conselho Federal de Psicologia devem respeitar a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

Os(As) autores(as) são responsáveis pela autoria e conteúdo do trabalho encaminhado, não cabendo qualquer responsabilidade aos realizadores deste edital por eventuais infringências aos direitos autorais de terceiros. O(a) autor(a) assume ampla e total responsabilidade civil e penal, quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra, responsabilizando-se por eventuais questionamentos judiciais ou extrajudiciais em decorrência de sua divulgação e declarando que a obra não infringe direitos autorais e/ou de propriedade de terceiros, assumindo integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo conteúdo perante terceiros.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

É assegurado ao Conselho Federal de Psicologia a publicação dos textos selecionados.

A inscrição dos artigos implica na aceitação, pelos(as) autores(as), de todas as disposições constantes do presente Regulamento, incorrendo em desclassificação o não cumprimento de qualquer uma delas.

Ao submeter o artigo, os(as) autores(as) se comprometem a ceder os direitos autorais ao Conselho Federal de Psicologia, caso esse seja selecionado.

A Comissão Julgadora é soberana, não cabendo, a nenhum título, recursos de suas decisões.

Casos omissos serão resolvidos pelo XVIII Plenário do Conselho Federal de Psicologia.

Brasília-DF, 15 de outubro de 2021.

Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nobrega

Conselheira-Presidente do Conselho

Este conteúdo não substitui o publicado na versão certificada.

Borda do rodapé
Logo da Imprensa